30 de abril de 2017

Biscoitos sem ovo

Bem, isto de fazer biscoitos ou qualquer outra coisa semelhante sem ovo, sem recurso a farinha e manteiga de oleaginosas, é desafiante mas também só assim aprendemos.

Mas apetecia-me ter algo que eu pudesse trincar de vez em quando uma vez que nozes, amêndoas, etc, estão fora de questão...

Andei  a ver em sites estrangeiros (ainda há pouca coisa para auto-imunes em português), mas usam ingredientes que nós não temos aqui. Depois fui tentar adaptar uma receita da Bimby mas a textura dos ingredientes utilizados não permitem com facilidade, formar bolinhas ou outras formas, mas aqui a malta é persistente e não eram uns biscoitos que me iam dobrar.

Fui fazendo e pesando, e deu mais ou menos isto e explico porquê...estou habituada à textura da farinha de côco feita por mim (receita aqui), mas desta vez usei uma de compra, bio e caríssima e não gosto nada da textura desta. A que faço fica leve e fofa e esta deixa uma sensação farinhenta na boca que não me agrada muito. Mas gastei o dinheiro e tenho que a utilizar. Mas vamos lá à receita:

INGREDIENTES:

100 g de óleo de coco derretido
100 g de leite de coco
100 g de manteiga de coco
100 g de farinha de coco
5 tâmaras
Raspa de 1 lima
Canela q.b.
2 cs de farinha de alfarroba

PREPARAÇÃO:

Juntar num processador o leite de coco, a manteiga, o óleo de coco derretido e a tâmaras.
Triturar tudo para desfazer as tâmaras, eu preferi deixar uns pedacinhos.
Aos poucos ir juntando a farinha de coco.
Dependendo da textura da vossa farinha, podem precisar de ajustar as quantidades.
Se ficar líquido, juntar mais farinha.
Se ficar espesso, juntar mais leite de coco ou óleo.
Dividi a massa a meio, numa metade coloquei raspa de lima e canela e na outra, a farinha de alfarroba.
A massa fica farinhenta (esqueci-me de tirar foto do "antes") e custa uma bocado a ligar pela falta do ovo. A solução que encontrei foi de colocar pequenas quantidades no fundo das formas de silicone, pressionando um pouco para a massa ficar "unida" e formar o biscoito.
Vão ao forno pré-aquecido, cerca de 10 mins.

Importante -  Retirar das formas depois de completamente frios.

Acompanham bem com um chazinho.
Felizmente são bastante saciantes, e com um biscoito apenas fazemos a festa!


Obs. Se a massa ficar mais espessa nas formas, fica menos quebradiça.


Sem comentários:

Enviar um comentário