14 de novembro de 2017

Diagnóstico de doença crónica - não é o fim, é o princípio

Oiço e leio com muita frequência que, ao receber um diagnóstico de doença crónica, o sentimento é de desalento e de resignação. Como se se tratasse de uma sentença de um drama com fim anunciado. Confesso que sempre me fez muita impressão o negativismo e a vitimização. E alguns poderão dizer, "ah e tal, dizes isso porque nunca tiveste dores a sério!"... Really?! Acreditem que não é por não andar pelos cantos a queixar-me da vida e da minha "sorte", que não tenho dores, ou que não sofro.

Os que me conhecem, sabem que recuperei grande parte da minha qualidade de vida (e quando digo grande, refiro-me a mais de 90%). Não estou a vender nada, nem a impingir uma cura milagrosa. Mas todos sabem que, as mudanças para melhor aconteceram depois de eu ter aderido à alimentação paleo (ver aqui). Claro que depois também oiço o "ah, isso comigo não resulta, comigo já não vale a pena!" E a minha resposta é sempre a mesma..."se não quer arriscar a mudar, é porque ainda não bateu lá no fundo dos fundos do poço!"

Para se querer e conseguir mudar, é preciso estar à beira do abismo. Seja em que área for. Tanto pode ser a nível de saúde, adoptando novas abordagens terapêuticas, alimentares, comportamentais. Ou pode ser a nível emocional, decidindo acabar com relações tóxicas ou vazias. Ou até a nível profissional, procurando uma profissão ou ocupação que nos deixe feliz e com a sensação de dever cumprido.



O mesmo acontece perante um diagnóstico de doença crónica, seja ela ou não degenerativa. Temos sempre duas opções:
- A mais fácil, que é a de seguir a via do "coitadinhismo". É muito mais cómodo deixarmo-nos levar pelo que os médicos dizem e deixarmo-nos entupir de medicação que, além de não nos aliviar, com o tempo acaba por nos tirar qualquer centelha de vida. É tão mais fácil encolher os ombros e tomar mais um comprimidinho quando as dores apertam. E quando um não resolve, tomam-se dois...ou três...

- E temos a via mais espinhosa. Que é ser pro-activa na nossa saúde e consequentemente na nossa vida. Ah pois, decidir mudar é fácil. O difícil é QUERER mudar. É preciso lutar contra hábitos enraizados, é preciso sair do conformismo e da apatia a que nos habituamos, mas sobretudo a que nos habituaram a viver.



A chave não está nos outros, está bem dentro de nós. É primordial querer quebrar com o nosso antigo "EU" e abraçar um novo. O diagnóstico de doença crónica, nunca é o fim da linha. É sim uma nova oportunidade que a vida nos dá, para abrirmos os olhos e aprendermos a olhar para ela de forma diferente. 

É a vida a dizer-nos que apesar da doença, e por causa dela, temos o dever de nos valorizarmos cada vez mais. Todos os dias devemos estar gratos por estarmos vivos e fazer de cada dia, um dia único, ou no mínimo dar-mos o nosso melhor para que isso aconteça. 

Parece tão básico, mas já pararam no meio da rua para apreciar uma flor no jardim a caminho de casa? Já tiraram 10 minutos do vosso dia para olharem bem para os vossos filhos e perceberem que à vossa frente têm o vosso verdadeiro amor? Já pensaram que, mesmo com todos os vossos nhanhanhãs, ainda se conseguem mexer e que há tanta gente em lares e hospitais que passam meses sem ver a luz do dia? Que tal tirarem uma tarde por mês para fazer um pouco de voluntariado?

A vida é para ser vivida em pleno e ser sentida sem remorsos. Não há nada mais triste do que chegar a velho e lamentar aquilo que não se fez. Porque se perdeu demasiado tempo com "se's" e mas". A vida é hoje, é agora!

E antes que pensem que estou a falar de boca cheia, acreditem que além da Fibro, tenho Sindroma de Sjogren (já num estado avançado) e artrite reumatóide. Se tenho dores? Tenho! Se me canso? Canso? Se me queixo? Pouco! Não porque queira ser mais forte do que os outros, mas porque escolhi ver o lado bom que a vida me dá. 

Hoje e sempre 💖

14 comentários:

  1. Concordo inteiramente :) bjs

    ResponderEliminar
  2. Susana Lopes1/1/18

    Gosto tanto, mas tanto de ler o que escreve!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada! Está mesmo a precisar de ler isto!

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso, eu tambem quero mudar, deu me ainda mais coragem, eu sou uma pessoa negativa ,penso eu, obrigado por esta partilha.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14/2/18

    Vejam Doutora Sheila Martins no YouTube,entrevista na tvi, tratamento francês milhares de pessoas curadas em França ! Agora chegou a Portugal , várias patologias que teem cura inclusive fibromialgia , vejam entrevista são varias pessoas curadas já de Norte a sul inclusive uma figura pública ! W

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1/4/18

    Chorei ao ler as suas palavras. Estou cheia de dores e completamente debilitada emocionalmente. Por muito que me esforce a pensar positivo, há sempre uma nuvenzinha chata e persistente. Mas vou voltar cá mais vezes! Para me inspirar

    ResponderEliminar
  7. Muito bom. Também fui diagnosticada.

    ResponderEliminar
  8. Olá, gostei muito de ler o que escreveu, meu esposo tem fibromialgia, artrite, artrose e burrice, não aguento mais ver ele sofrer com tantas dores e gostaria de saber como posso ajuda lo.
    Vc me ajuda?

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Receber o diagnóstico foi libertador...poder dar nome á dor e não me sentir louca qd os médicos diziam " não tem nada"

    ResponderEliminar